Minibiografia: Lucas Martins C. Leite
Sou programador e desenvolvedor de aplicativos, mas eu decidi me aventurar na escrita para escrever aquilo que eu gosto de ler, na verdade, eu sou apaixonado por todo o tipo de literatura, mas os que mais me chamam e chamaram a atenção sempre foram as ficções de fantasia, de todas as vertentes (ação e aventura, comédia, drama, alta fantasia, ficção científica, noir, suspense, terror, mitologias, etc [tem tanta coisa kkk]).
Eu sempre, desde criança, fui fascinado por mitologias, de todos os tipos, jogos, cultura pop, animes, desenhos, enfim, tudo que use a imaginação, isso sempre me cativou. Gosto muito de tocar piano e cantar com meus amigos também kkk
Obras em Destaque do Autor Lucas Martins:
Bem, eu tenho atualmente 5 títulos publicados: "As Crônicas de Sorte e Azar", "Clara Lysgaard e o Sol da Meia-Noite", "Aleph - O Guerreiro Oculto", "Kai - O filho do tempo" e "James Miller - O Autor de Pesadelos" (que a Amazon não me deixou usar esse nome e eu tive que mudar para "James Miller - O Criador de Pesadelos").
Essas histórias eu sempre tive em minha mente, algumas já estavam escritas antes, mas nunca pensei em publicar elas, confesso que foi quando fiquei sabendo do PremioKindle que decidi publicar kkk, mas aí gerei dentro de mim um encanto pela publicação e como as histórias sempre foram interligadas eu decidi dar um nome para o meu Universo Literário e chamei ele de MartinsVerse.
E o lema principal desse universo é "Tudo o que já foi imaginado existe em algum lugar." é tipo uma saga interconectada de fantasia épica e urbana, onde heróis improváveis enfrentam entidades cósmicas e reviravoltas que desafiam a própria realidade.
Bem, eu gosto demais de crossovers, então a minha ideia é de fato ir fazendo crossovers não só dentro do meu multiverso literário, mas com outros também, como pensei em ideias com o autor Shinato tbm e quem sabe um dia ir mais além kkk. Eu amo cultura pop, então, a maioria dos meus livros tem referências à cultura pop, animes, filmes, séries, livros, entre outros.
Vou colocar abaixo a descrição de cada um dos meus livros, resumidamente e por ordem em que foram escritos (não precisa ser exatamente a ordem de leitura, apesar de ser um universo conectado, eles funcionam como livros 'solo') (ahh e todos os livros têm um tom para Jovens Adultos, esse é o público-alvo deles) kkk.
Conheça em Detalhes as Obras do Autor Lucas Martins:
As Crônicas de Sorte e Azar:
Digamos que é a espinha dorsal do meu universo, conta a minha mitologia original e inventada, onde começa com Gabriel protagonizando (mas o protagonismo muda entre ele, Sophia e Erelith), onde Sophia, uma discípula da Sorte do Mundo Cósmico o encontra, enfraquecida, e por ele poder vê-la, o chama (com seu jeito peculiar de agir) para ajudá-la, ele se encanta com a garota, depois de muita confusão é apresentado o Mundo Cósmico, um lugar onde sentimentos, emoções, ações, sentido e diversas outras coisas abstratas ganham vida (imagine sua Inveja, o próprio Caos, o Tempo e a sua Fome sendo seres palpáveis, é basicamente isso kkk).
Até a Morte (Erelith) apresentada de uma forma totalmente inusitada e diferente aparece (Por nada não, mas a Erelith é minha personagem favorita sempre, uma Morte que é sarcástica, empática, fofa, amedrontadora, que chora, tem raiva e desdém com a aparência de uma garotinha e muito mais) não vou falar mais se não vai ser spoiler. Em terceira pessoa.
Clara Lysgaard e o Sol da Meia-Noite:
Uma garota brasileira, introspectiva, de ascendência nórdica com leve grau de autismo (TEA) que acabou de entrar na faculdade junto com sua amiga completamente maluca, mas que a segura sempre que ela pensa em cair e com um TDAH surtado.
Clara descobre que tem alguns poderes de ascendência de deuses nórdicos (os menos comuns para falar a verdade) ela não tem seus pais, não os conhece, mora com os tios, mas numa aventura meio que 'forjada' por Elias, um garoto que estava na sala dela da faculdade, elas embarcam numa aventura na Noruega (descrevi todos os locais reais com toda a fidelidade possível, com muita pesquisa kkkk), e descobrem que nem tudo é o que parece, que há muito mais na descendência dela, do que ela poderia imaginar, não espere um final comum!
Não dá, eu tento, mas vai acabar saindo um spoiler aqui se eu falar mais kkk. Em primeira pessoa.
Aleph - O Guerreiro Oculto:
Bem, esse é o meu favorito, pode não ser o da maioria, porque é um livro de nicho, é um livro "diferentão", vamos assim dizer, kkk. Já começa com o Aleph como um ser absurdamente poderoso que tem um total desdém pelos heróis e ama um caos e uma confusão (um anti-herói nato), sarcástico, um pouco arrogante, orgulhoso demais e extremamente narcisista.
A última bolacha do pacote. Mas tem um passado trágico escondido que não é pra qualquer um. Sua vida de 'luta contra o tédio' acaba quando ele conhece um bebê que consegue o ver mesmo estando com sua invisibilidade e aí muita coisa acontece... (posso dizer que eu nunca li alguém com uma voz igual a dele, talvez com o Deadpool chegando mais perto, mas sem a parte besteirenta dele).
Esse livro é literalmente uma salada de mitologias de todos os tipos, todos mesmo (Maia, Grega, Hindu, Chinesa, Japonesa, Egípcia e muito mais) misturado com uma outra salada de referências e de cultura pop (o Aleph é um fã de cultura pop e relaciona isso a tudo kkk) bem enfim, chega de falar dele, essa é uma comédia de fantasia de ação e aventura em primeira pessoa com a voz inconfundível do Aleph.
Sim, o Kai, ele é o filho do próprio Tempo e de Ananke a deusa grega do Destino e da Inevitabilidade, ele é daqueles que já começa 'fullpower', mas sim, ele escolheu viver como um garoto otaku adolescente no século 21, até que ele encontra algo que o interessa, uma caçadora (Nyra) que faz ele mudar de atitude (e até de universo kkk) depois de muita bagunça, eles vão cair pra fora do multiverso, conhecem Liora.
E para não dizer que eu não contei nada, pode rolar uma lágrima dos seus olhos nesse livro. É uma escrita episódica em primeira pessoa.
James Miller - O Autor de Pesadelos:
Segura essa Amazon, eu prefiro o nome assim kkk Bem, esse é uma verdadeira mudança de tom, é um Thriller psicológico noir de um assassino em série, sádico que quando usa seus poderes fica cada vez mais sem sentimentos e ainda tem um ser dentro dele que enche os pacová dele sempre, até que ele encontra alguém imune aos seus poderes "Jane Harper" (tem muita personagem feminina absurdamente legal no MartinsVerse kkk) aí a história se desenrola com Alados Celestiais, Ser Supremo e tudo mais que você possa imaginar. É um livro em primeira pessoa que começa com esse tom noir, mas mescla para ação e aventura no final.
O que é o MartinsVerse?
O MartinsVerse, basicamente é o Multiverso compartilhado que eu criei, onde todas as minhas histórias e personagens vivem, basicamente, a ideia dele é incluir absolutamente tudo o que já foi algum dia imaginado por alguém, o lema principal dele é "Tudo o que já foi imaginado existe em algum lugar", essa expressão aparece em pelo menos 3 livros até agora, explícitamente e sempre tem alguma ligação ainda que sutil entre os livros, mas nada que os impeça de funcionar separadamente, só que em algum momento todas as tramas vão se encontrar e nada nunca é como se imagina que será.
Até mesmo nós, os leitores, seremos personagens dessa saga neste multiverso onde absolutamente tudo pode acontecer e onde absolutamente tudo existe. Alguns seres são a 'cola' de todos os universos e dimensões, são normalmente os que têm plena consciência de quem são, os que conversam com o leitor ou que conhecem a existência de outras dimensões, podemos citar nessa lista o Tempo, o Inveja, a Erelith (a Morte), o Aleph, o Solom e o Ser Supremo.
No meu Blog, a Erelith escreve um pouco sobre o MartinsVerse:
O MartinsVerse surgiu basicamente porque eu gosto demais de contos que se entrelaçam e se ligam, e eu vi que a mitologia original que eu criei em As Crônicas de Sorte e Azar poderia ter esse potencial, principalmente por seus personagens e sua filosofia de seres de coisas abstratas tomando forma, aí eu fiz o livro da Clara, buscando algo mais jovem, com alguma representatividade e incluí uma ligação, pequena, porque ainda estava testando isso, mas foi nesse livro que o lema apareceu pela primeira vez "Tudo o que já foi imaginado existe em algum lugar", aí não teve mais volta, o Aleph foi escancaradamente tudo o que o MartinsVerse representa com a ideia de misturar tudo, é uma salada mesmo, mas uma salada com caos e sentido ao mesmo tempo, e ele já começa interagindo direto com os leitores, até citando que pode aparecer por aqui kkk aí eu expandi mais ainda com Kai, implementando um espaço ainda 'fora' do multiverso, com uma explicação como analogia simples pra todos entenderem (afinal são todos livros voltados para o público Jovem Adulto [YA]) kkk.
Até então eu já tinha colocado fantasia épica, ação e aventura, comédia, drama, uma pitada de romance juvenil, comming-of-age, temas representativos, mas como a ideia era misturar tudo, inclusive os estilos literários, eu tive que radicalizar, aí eu criei o James Miller - O Autor de Pesadelos, um Thriller, noir, suspense psicológico, mas que que do meio pro fim se transforma naturalmente em uma fantasia de ação e aventura, pra ligar no universo e ainda tem uma pitada de romance, bem de leve kkk.
Aí veio a ideia de misturar algo com poder mais além e uma pitada de crítica social, por um Alado Celestial que não aceita cegamente as ordens impostas para ele e por ele ser muito poderoso, decide se aposentar e seguir seus próprios instintos e depois vem o spin-off da Erelith, esse vai ser bem puxado pra um romance, mas com ela narrando, então vai ter muito sarcasmo, cinismo, fofura e empatia, e depois vem muito mais, que está na minha mente, mas não da pra contar ainda pq não tá nada estruturado ainda, só tá a ideia kkk.
Lista de Títulos já publicados do Autor Lucas Martins C. Leite:
- As Crônicas de Sorte e Azar
- Clara Lysgaard e o Sol da Meia-Noite
- Aleph - O Guerreiro Oculto
- Kai - O Filho do Tempo
- James Miller - O Autor de Pesadelos
Próximos lançamentos do Autor:
- Solom - O Alado Celestial - previsto para 12/2025
- Erelith - A Morte - previsto para 02/2026
Mini-Entrevista: Perguntas e Respostas com Lucas Martins C. Leite
Agora é a hora da nossa mini-entrevista! O autor Lucas Martins respondeu a algumas perguntas sobre sua trajetória, suas inspirações e o processo por trás de suas obras, vamos acompanhar:
1 - O que te inspirou a começar a escrever?
Eu sempre gostei de ler, lia muito com a minha tia, e esse encanto me fez querer criar minhas próprias histórias, fora que a minha mente vagueia demais em pensamentos criando histórias aleatórias a todo o momento, então, eu precisava colocar isso em algum lugar, aí eu comecei a escrever e misturei tudo o que eu já tinha imaginado nas minhas histórias, então, são todas umas saladas, mas que eu particularmente gostei bastante
2 - Qual foi o maior desafio ao escrever esse(s) livro(s)?
Acho que foi conseguir estabelecer um ritmo ideal, a ideia já está toda e completa na sua mente, mas na hora de colocar na escrita, sempre acaba dificultando um pouco, mas eu consegui com umas 500 revisões melhorar isso.
Outro desafio é que, quando se escreve fantasia, tudo pode, mas tem que fazer sentido, se não não tem graça, então eu envolvi todos os meus personagens com o mundo real mesmo, como se eles realmente pudessem fazer parte do nosso cotidiano em algum lugar, e quando se faz isso e tem uma régua de poder absurdamente alta, isso se torna um desafio, mas que eu acredito ter conseguido superar kkk
3 - Tem algum autor ou obra que te influenciou?
No âmbito literário, eu não posso deixar de citar o Rick Riordan, a série do Percy Jackson e a série dos Kane fizeram parte da minha infância e adolescência e outra obra que me fez ganhar de fato esse gosto foi 'A Menina que Roubava Livros' de Markus Zusak, foram obras que me marcaram demais, mas na questão inspiração, pode juntar uma montanha de cultura pop, jogos e animes aí kkk. Os livros também têm algumas vertentes inspiradas em Neil Gaiman (Coraline / Good Omens / Sandman), no Brandon Sanderson (nos sistemas de magia de alguns) e no Douglas Adams.
4 - Qual conselho você daria para quem sonha em publicar um livro?
"Não guarde para si o que alguém pode gostar de ler"
É um fato que não são todos que vão gostar, mas sempre tem alguém que vai e se você guardar isso pra si, isso pode te deixar louco um dia.
5 - Pode deixar uma mensagem para seus leitores?
Agradeço imensamente a todos que leram, estão lendo e que ainda vão ler algo do MartinsVerse, foi tudo feito com muito carinho e espero que apreciem, sem moderação mesmo. E olha, vem muito mais por aí, mais crossovers e com certeza reviravoltas impressionantes, tá tudo na cabeça só falta escrever kkk
6 - Algo mais que queira acrescentar? Fique à vontade!
Quero agradecer a Aline por ceder esse espaço aqui, é muito importante isso e essa interação, além de agradecer ao Shinato, a Aline Duarte e ao Wagner também que são escritores incríveis que encontrei no Skoob, valeu galera! Show!
Onde encontrar e seguir o Autor Lucas Martins?
👉Site Oficial: Clique no botão abaixo e confira:
👉Blog Oficial: Clique no botão abaixo e conheça:
👉Onde encontrar seus livros:
👉Página do Autor no Skoob:
👉Página do Autor no Goodreads:
Apoie a Literatura Nacional e Independente
Gostaria de agradecer imensamente ao autor Lucas Martins C. Leite por aceitar participar e compartilhar seu talento e sua jornada conosco aqui no Autores em Destaque.
É sempre uma felicidade enorme conhecer novos autores nacionais que se empenham em manter a literatura nacional viva. Tenho certeza de que suas histórias chegarão longe e aquecerão o coração daqueles que amam uma boa fantasia, repleta de aventuras, mistérios, romances e... bem, muito mais!
Se você acredita na força da literatura nacional, ajude esse talento a ir mais longe:
✅ Leia a obra
✅ Siga o autor nas redes sociais
✅ Compartilhe este post
Juntos, vamos fazer a voz dos nossos autores ecoar cada vez mais longe!
📎 Já conheceu o último autor em destaque? Confira abaixo:
Quer ser o próximo Autor em Destaque?
Clique no botão abaixo e saiba como participar! Será um prazer conhecer e divulgar seu trabalho!
✅ Autorização do Autor:
Autorizo a publicação do material enviado em Autores em Destaque.
Muito obrigada por ler até aqui. Dúvidas e Sugestões, deixe um comentário abaixo!
Até o próximo Autor em Destaque!
Aline N.
Uau!!! Incrível Aline! Obrigado por este espaço aqui no blog, eu passei coisa demais né? kkk eu gosto de digitar bastante e me empolgo com muita facilidade, mas o post ficou INCRÍVEL! Obrigado!
ResponderExcluirObrigada Lucas, fico feliz que tenha gostado, desejo sucesso. Vou ler James Miller - O autor de pesadelos, parece ser muito bom, se bem que, todos parecem. Sucesso!
ExcluirFicou do baralho XD. O que o Lucas chama de "falar demais" eu chamo de "explicação concisa". Olhando de fora, se eu já não conhecesse esse universo, teria vontade de conhecer só lendo este artigo. E garanto que muitas pessoas pensam como eu e já perceberiam o potencial desse "multiverso individual" só de ler esse artigo. Sucesso ao Lucas na busca pelo reconhecimento das suas obras, que será mais que merecido, e parabéns para a Aline por mais um artigo de primeira ><
ResponderExcluirOlá Shinato, fico feliz que gostou. Logo, logo sai a resenha do seu livro. Criei uma série de resenhas chamada "Gostei, ou... Nem Tanto". Estarei fazendo as resenhas dos livros lá, em breve tem o seu. Sucesso!
Excluir