Último Post do Ano: Retrospectiva Literária 2025

 

Retrospectiva 2025: um ano de escrita, desafios e conquistas no Suspense em Palavras

Retrospectiva 2025: um ano de escrita, desafios e conquistas no Suspense em Palavras

Olá, leitores e autores! Dia 31/12/25 o último dia do ano... sim, pessoal, o ano acabou. Você aí lendo esse post, você fez tudo que planejou fazer em 2025?  

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre as conquistas do ano de 2025, sim, conquistas. E sabe por que vou focar apenas nas conquistas? 


🦋"Porque as águas turbulentas que enfrentei em 2025 deixarei para trás, e levarei comigo para 2026 apenas as conquistas, para que elas floresçam e se multipliquem!"🦋


Onde eu estava quando 2025 começou

Como eu acabei de mencionar acima, nada de águas turbulentas rsrs, então, vamos para as conquistas.

Comecei 2025 tentando descobrir onde eu tinha me metido ao resolver dar uma de escritora, e começar a escrever meu primogênito O Lago da Morte. Eu nem sabia o que ia fazer com aquela história, só sabia que estava escrevendo o que estava na minha cabeça, e queria terminar. 

Chegar em fevereiro e publicar meu primeiro livro, sem nem saber nada desse mundo, foi muita ousadia e coragem rsrsrs, de verdade gente, foi muito ousadia da minha parte, mas... não me arrependo de nada rsrsrs.

Em fevereiro, após a publicação, me deparei com outro desafio... a divulgação do livro, até porque, ninguém vai saber que meu livro existe se eu apenas jogar ele lá na Amazon, em meio a milhares de E-books, e esperar que o livro seja vendido por um milagre divino, né?

E como eu não curto muito redes sociais, não as tenho, na verdade. Decidi fazer algo do qual já estava habituada... mais um Blog!

Ah, é claro que não posso esquecer de mencionar que, mesmo me aventurando às cegas no mundo da escrita, eu continuei estudando idiomas... Inglês e Romeno, por enquanto, rsrsrs.

Apenas dei um tempinho nas postagens dos blogs, o que me deixa muito triste, por sinal. Enfim, continuando...

O blog Suspense em Palavras em 2025

Usando minha experiência com meus outros dois blogs (de idiomas) resolvi criar esse cantinho especial, que carinhosamente chamei de Suspense em Palavras. O que para mim, foi mais uma conquista!

Aqui, as ideias vão surgindo e eu vou colocando-as em prática, amando cada vez mais o rumo que esse cantinho tão especial está tomando. 

De post em post, vou compartilhando tudo que venho conquistando e aprendendo, sempre com a esperança de que esse cantinho também possa ajudar outros autores, que assim como eu, começaram perdidos nesse mundo.

"Para todos aqueles que passarem por aqui: Que aqui você possa encontrar refúgio e apoio para ir cada vez mais longe!"

O que foi construído ao longo de 2025

Conteúdos publicados

Comecei publicando apenas conteúdos sobre meus livros. Ainda era terreno desconhecido para mim, e eu estava sem muita ideia do que publicar. 

Mas aos poucos, fui vendo a necessidade de compartilhar conteúdos variados, como dicas, recomendações de canais, resenhas e divulgações de autores. Conteúdos que não favoreceriam apenas a mim, mas outros autores também. 

E confesso, é uma satisfação imensa criar esse tipo de conteúdo!

E em meio a tudo isso, é claro que continuo falando sobre os meus livros, até porque, preciso vender o peixe né rsrsrs... as crianças têm fome 😁

A trilogia e a escrita autoral

A Trilogia Mentes Silenciosas foi um divisor de águas na minha jornada de escritora. Carregada de responsabilidade, desafios, dificuldades e noites sem dormir, ela desafiou, sem dó, minhas habilidades, minha força, minha resistência... e minha sanidade (olha umas ondinhas das águas turbulentas aí 😁).

Mas, eu não deixei nada disso me parar, bem, confesso que dei umas paradinhas no caminho... mas continuei até o fim, ou melhor, até dia 27/ 12, quando eu finalmente publiquei o último vol. da trilogia e fechei esse ciclo com chave de ouro... e coração leve.

Apoio e a chegada de outros autores independentes (Nossos Parceiros)

Tá, é aqui que as conquistas dão um salto mortal duplo carpado para trás e cai de pé com elegância (sei lá eu o que isso significa, então só segue). 

Em meados de sei lá quando (acho que julho) criei uma comunidade para autores no saudoso fórum do Skoob (que descanse em paz) com a intenção de ajudar, de alguma forma, outros autores, pois em toda comunidade que eu entrava e fazia perguntas, ninguém respondia, nem no fórum "Ajuda"... ninguém ajudava.

Então, criei minha própria comunidade lá, sem muita expectativa, meio receosa. E para minha surpresa, um trio muito peculiar se juntou ao grupo, e logo começaram a fazer barulho... barulho do bom pessoal 😁... começaram a interagir, apoiar e se ajudar.

Esse trio já está por aqui no blog. Então, caso ainda não tenha visto os posts, vos apresento o trio de autores que vale super a pena conhecer e que são parceiros aqui do blog:

Autora Aline Duarte




E aí estão eles, o trio do barulho... cliquem nos nomes e conheçam os autores e suas obras.... Spoiler: Vale super a pena!

Continuando... Como mencionado acima, a comunidade do Skoob entrou em manutenção eterna, sem previsão de retorno, então, fui lá no Goodreads e criei outra comunidade... porque sou dessas, não dá para ficar esperando a boa vontade do Skoob por muito tempo.

Então, se quiser se juntar a nós lá na comunidade Goodreads, tem uma janela em algum lugar aqui no blog, que te leva diretamente para lá, dá uma procuradinha aí. 

Lá você pode tirar dúvidas, pedir ajuda e interagir. Eu e os moderadores, sim, o trio acima 😁 tentaremos te ajudar no que pudermos.

Os bastidores que não aparecem

Assim como no "por trás das câmeras" nós autores temos altos e baixos que só nós sabemos e lidamos, às vezes em silêncio, outras vezes com apoio, e no fim das contas, os desafios estão sempre ali, nos espreitando.

Seja uma dúvida, um bloqueio criativo, uma vontade de fugir para as montanhas e ficar longe do computador o máximo possível... esses desafios nos perseguem com o único intuito de nos parar, e se deixarmos, falhamos, não só com nosso trabalho, mas também com nós mesmos.

Então, seja sozinho, ou com o apoio da família, amigos ou outros autores, não desista, continue em frente, e como eu sempre digo...

"Se preciso for, faça sozinho, faça em silêncio e compartilhe os resultados com quem vale a pena!"

Os bastidores são difíceis, o "por trás das câmeras" assusta, mas a jornada vale a pena, não somente pelas conquistas, mas por aqueles que encontramos pelo caminho!

O que 2025 me ensinou sobre escrever

2025 foi o início de tudo, minha primeira publicação, a criação de um blog de escrita literária, os desafios de escrever uma trilogia, a descoberta e parceria com outros autores incríveis, os surtos psicológicos, os altos e baixos que, provavelmente, todo autor iniciante enfrenta... e muito mais. 

E tudo isso me ensinou que, ser escritor é mais que sentar e começar a escrever. Os desafios vêm de todos os lados, e cabe a nós descobrirmos como superá-los.

E o mais importante...

 "Essa jornada não deve ser solo, o caminho é difícil, e sozinho, é praticamente impossível seguir em frente!"

Gratidão a quem caminhou comigo em 2025

Quero começar agradecendo meu marido, Ezequiel 💓, que está ao meu lado há 19 anos, me levantando quando eu caio, e me apoiando sempre que uma loucura surge na minha cabeça e eu simplesmente começo a fazer algo aleatório que nem eu, nunca imaginei fazer rsrsrs. 

Agradeço meu filho Allan, meu leitor crítico rsrsrs, que está sempre me impedindo de matar certos personagens 👀, e me ajudando com as tramas em si, mesmo nos momentos que não estou nem um pouco a fim de escrever kkk.

Também expresso minha gratidão aos novos parceiros aqui do blog, Aline Duarte, Shinato e Lucas Martins, que assim como eu, seguem firmes e fortes nessa jornada de escrita... mesmo quando as coisas ficam difíceis, a cabeça pesa e o café já não faz mais efeito😅, seguimos nos apoiando para não parar. Valeu pessoal!

E por fim, mas não menos importante… agradeço a vocês, leitores, que confiaram no meu trabalho, no blog e nessa caminhada meio caótica, mas sincera. 

“Se você chegou até aqui, saiba: você faz parte dessa história... da minha história... e das minhas conquistas, então... Obrigada!"

Um olhar para 2026

Para 2026, espero escrever mais, publicar os cinco livros que já tenho desenvolvidos na minha cabeça rsrsrs, compartilhar ainda mais conteúdos relevantes por aqui, trabalhar com os parceiros do blog ajudando outros autores, e seguir acumulando conquistas, sempre com os pés no chão e o coração leve.

Considerações finais

Se você chegou até aqui, meu muito obrigada. Esse texto, esse blog e essa jornada só fazem sentido porque existem leitores do outro lado. Que possamos continuar caminhando juntos, lendo, escrevendo e aprendendo, um passo de cada vez.

Não sei exatamente o que 2026 me reserva, mas sei que sigo em frente. Com mais experiência, mais consciência e a mesma vontade de escrever. 

Que as conquistas floresçam, que as histórias continuem e que esse espaço siga sendo um lugar de troca, apoio e verdade!

🦋Se cheguei até aqui, foi porque escolhi continuar, mesmo nos dias em que parecia mais simples parar!🦋

Aline N.

1 Comentários

  1. Incrível é conhecer pessoas como vocês e quero vocês no meu 2026 literário!! Gratidão 🥰

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem